quinta-feira, junho 07, 2007

Erros a evitar em apresentações de slides

Criar, uma apresentação de slides já é uma tarefa difícil. É fácil escorregar em alguns errinhos como usar uma fonte pequena, uma cor de fundo esquisita e o excesso de texto em um só slide. Nesse vídeo, o comediante Don McMillan satiriza pela metalinguagem essas falhas na construção de uma apresentação de slides.


Das gafes apontadas no vídeo, chamo a atenção para o uso desnecessário dos Bullets Points (ou Marcadores, em bom português). Suponho que a culpa desse hábito seja do Powerpoint.
As apresentações, antes feitas em transparências no retroprojetor, ao migrarem para o computador foram realizadas pelo software mais popular, o gerador de *.ppt e *.pps.
E quem tem o mínimo de familiaridade com esse programa, sabe que qualquer slide novo criado no modo padrão, ele já começa a montar a estrutura em bullets. Assim, procurando adequar a apresentação com o que o computador exibe (quando deveria ser o contrário) as apresentações são montadas em tópicos.

Essa é estrutura é muito criticada por Cliff Atkinson seu ponto principal é: uma apresentação de slides deve contar uma história, para isso os pontos abordados devem ter uma seqüência lógica para dar fluxo a uma narrativa. E os marcadores tem justamente o efeito contrário, de destrinchar a informação, não permitindo a idéia vir em sua totalidade em uma grande e sucinta expressão.

O artigo também aborda outros pontos, entre eles:

But in PowerPoint you work in a landscape orientation, meaning your working space is turned on its end and is now horizontal. Not by coincidence, that's the same shape as television and movie screens.

Um comentário:

Rodolfo Arruda disse...

Olá Edson,

depois de seu alô no Web Cultura, estou tendo a oportunidade de conhecer o seu trabalho. Estou achando muito interessante e espero passar mais alguns dias até assimilar um pouco do seu vasto material. Comentando um pouco sobre o seu post, acredito que vi alguma coisa no blog de http://fabianocaruso.com sobre apresentações com powerpoint, mas ainda não consegui encontrar. De qualquer forma, creio que vale a pena a visita. Abraço e até a próxima.